Stattus4 no 3º Fórum Ambição 2030
No dia 4 de junho de 2025, a Stattus4 esteve presente no 3º Fórum Ambição 2030, promovido pela Rede Brasil do Pacto Global da ONU, em São Paulo. Na qualidade de cleantech participamos de um dos principais eventos sobre sustentabilidade, clima e ação corporativa.

O encontro reuniu grandes lideranças empresariais e políticas bem como da sociedade civil, com foco na construção de compromissos concretos para acelerar o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). E, principalmente, para fortalecer o posicionamento do Brasil como sede da próxima COP30, que acontecerá em Belém do Pará, em novembro de 2025.
Um espaço de vozes diversas e compromissos reais
Com mediação da jornalista Letícia Vidica, o fórum trouxe discussões de temas fundamentais como investimento verde, mudanças climáticas, transição justa, combate ao greenwashing, governança climática, ESG e inovação sustentável.
Nomes que marcaram presença
- Rachel Maia, presidente do Conselho do Pacto Global da ONU – Rede Brasil
- Silvia Rucks, coordenadora residente do Sistema ONU no Brasil
- Dan Ioschpe, High-Level Climate Champion da COP30
- Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso, personalidades públicas se posicionam em favor da sustentabilidade.
- Édison Carlos e Ana Paula Carracedo, representantes da AEGEA, companhia que utiliza nossa tecnologia para redução de perdas de água – Cliente da Stattus4 nas cidades de Matão (SP) e Rio de Janeiro (RJ).
As conversas reforçaram o papel das empresas na luta contra a crise climática, a necessidade de transparência nas práticas de sustentabilidade e a urgência de envolver o setor privado na ação climática com responsabilidade e inovação.
Esse engajamento torna-se ainda mais significativo diante do que está por vir:
COP30: uma oportunidade histórica para o Brasil
A Conferência das Partes da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP) é o maior evento internacional de negociação climática. Em sua 30ª edição, sediada pela primeira vez no Brasil, terá sua primeira edição em solo brasileiro em Belém, porta de entrada da Amazônia.
Belém do Pará no centro do debate climático global
Belém será palco de debates sobre emissões, florestas tropicais, financiamento climático e justiça ambiental. A escolha do Brasil como sede da COP30 reforça sua liderança em soluções sustentáveis.
Para empresas brasileiras, trata-se de um momento estratégico para mostrar como a inovação pode contribuir com metas climáticas ambiciosas e fortalecer alianças e compromissos com o futuro do planeta.
O papel da Stattus4 na agenda ambiental
Desde 2023, a Stattus4 é signatária do Pacto Global e participa de ações em prol das metas globais. Alinhada à Agenda 2030, reconhecemos que o desenvolvimento sustentável exige ação conjunta e imediata para enfrentar desafios como as mudanças climáticas, a escassez de recursos e a desigualdade.
Tecnologia para preservar o essencial
Com soluções baseadas em Inteligência Artificial e IoT, a Stattus4 entrega soluções ampliando a Resiliência Hídrica dos ecossistemas. Tem tecnologia inovadora no controle e redução de perdas de água nas redes de distribuição, contribuindo para a eficiência hídrica, redução de emissões e menor pressão sobre os mananciais.de perdas de água nas redes de distribuição, contribuindo para a eficiência hídrica, redução de emissões e menor pressão sobre os mananciais.
Ao evitar desperdícios de água, a tecnologia desenvolvida pela empresa não apenas economiza recursos, mas apoia a construção de cidades mais resilientes às mudanças climáticas, alinhando inovação e impacto ambiental positivo.
A participação da Stattus4 no Fórum Ambição 2030 reforça nosso compromisso com a inovação climática. Seguimos somando com quem acredita que o futuro se constrói hoje.