Sistema Ada: Teste A/B em setores com níveis de perdas diferentes
Uma distribuidora do Sul do País recentemente fez a implementação de uma das nossas tecnologias, o Sistema Ada. A estratégia foi realizar o teste em 2 setores diferentes da cidade, com cerca de 1.000 ligações e 11 Km de rede cada um.
Resultados do Setor A: mais desequilibrado
Antes do uso da nossa tecnologia, o Setor A apresentava maiores índices de perdas. A Perda Real era de 750 mil litros de água por dia e o ILI de 26,0.
Após a instalação de 40 sensores de pressão neste setor, em 4 meses a equipe operacional familiarizou-se com o sistema e acompanhou os relatórios e gráficos gerados. Os pontos considerados suspeitos foram verificados e reparados.
Neste momento do teste, a Perda Real passou para 250 mil L/dia e alcançou um ILI de 10,0.
Outro benefício importante do Sistema Ada foi a capacidade de monitorar em tempo real o desempenho da rede de distribuição de água. Por meio de um painel online, os dashboards, o gestor consegue acompanhar em tempo real o consumo, pressão e carga Hidráulica do setor selecionado.
São resultados que demonstram como o uso do Sistema Ada permite uma redução de perdas significativa em termos de água e proporciona economia financeira.
Resultados do Setor B: mais equilibrado
Já o Setor B apresentava índices de desempenhos mais equilibrados, se comparado com o setor A. Antes de utilizar o Sistema Ada, o Setor B tinha uma Perda Real de aproximadamente 150 mil litros de água por dia e o ILI de 4,5. Neste momento do teste, conseguimos reduzir 50 mil litros de água por dia, alcançando um ILI de 3,0.
De modo geral, o setor de perdas da distribuidora de água teve uma redução de 66% em apenas 4 meses! São resultados como este que nos indicam que estamos no caminho certo, criando tecnologia para preservar o essencial e contribuindo com o fornecimento de água potável para toda a população.