Stattus4 vence Prêmio Zayed de Sustentabilidade na categoria Água
A Stattus4 conquistou, nesta terça-feira (13) o Prêmio Zayed de Sustentabilidade 2026, na categoria Água, um dos reconhecimentos internacionais mais relevantes para soluções que promovem impacto ambiental, social e econômico em escala global.
A premiação recebeu 7.761 inscrições de 173 países. Deste total, apenas 33 iniciativas chegaram à fase final, sendo somente 3 selecionadas na categoria Água.
A Stattus4 foi uma delas, e se tornou a segunda empresa brasileira em toda a história do prêmio a alcançar esse resultado.

“É uma honra ser um dos vencedores do Prêmio Zayed de Sustentabilidade. Estar ao lado de empresas com projetos tão fantásticos reforça que o que estamos fazendo na Stattus4 é realmente inovador, relevante e faz a diferença. É uma chancela de todo o esforço da nossa equipe. Estamos muito felizes com a premiação e energizados para ir além, aumentar nosso impacto, alcançar mais clientes e beneficiar ainda mais pessoas para chegar cada vez mais perto do nosso propósito de salvar a água do mundo”.
Marilia Lara, CEO e CoFounder
Prêmio Zayed de Sustentabilidade: impacto e transformação
Criado em homenagem ao Sheikh Zayed bin Sultan Al Nahyan, fundador dos Emirados Árabes Unidos, o Prêmio Zayed de Sustentabilidade reconhece organizações que oferecem soluções inovadoras, escaláveis e mensuráveis para desafios globais nas áreas de água, energia, saúde, alimentos, ação climática e educação.

Neste ano, os vencedores das outras categorias são dos Emirados Árabes Unidos, Singapura, Suíça e Nepal. Entre as seis escolas premiadas estão instituições de Canadá, Uganda, Jordânia, Turquia, Maldivas e Tailândia.
Sobre a Stattus4
Fundada em 2015, a Stattus4 desenvolve soluções baseadas em inteligência artificial e análise de dados para apoiar concessionárias de água na identificação de vazamentos não visíveis, priorização de áreas críticas e redução de perdas de água.
Ao longo de sua trajetória, a empresa já atuou em mais de 250 cidades, contribuindo para a redução de aproximadamente 540 milhões de litros de água por dia, volume equivalente a 250 piscinas olímpicas diariamente, suficiente para abastecer cerca de 8 milhões de pessoas.