Falta e o excesso de água: como podemos contribuir para manter o equilíbrio?
A água, recurso essencial para a vida, enfrenta um desafio global: o desequilíbrio entre escassez e excesso.
De um lado, a seca e a falta de acesso à água potável afeta 25% da população mundial, impactando na saúde de milhões de pessoas.
Por outro lado, as chuvas intensas estão resultando em inundações nas cidades, causando danos materiais e colocando em risco a segurança e bem-estar da população.
Todos os extremos nos fazem ver (e vivenciar) um cenário preocupante.
O excesso traz consigo uma fúria: quem nunca imaginou a força da água ao ver notícias de carros e casas serem levadas pela correnteza?
Além disso, as enchentes, somadas com as elevadas temperaturas, aumentam o risco de proliferação de doenças, como a dengue, por exemplo.
A escassez possui uma face que já impacta milhões de pessoas no mundo. Cidades grandes já fazem o racionamento de água, pressupondo que a demanda está maior do que a oferta disponível de água.
É essencial que cada um de nós, pessoas físicas e empresas, assuma a responsabilidade de contribuir para manter o equilíbrio.
— Mas como podemos fazer isso?
Desde a redução do consumo diário de água até o investimento em tecnologias para aprimorar a distribuição para a população, cada ação conta para um futuro mais sustentável para todos.
Consumo Consciente: Reduzir o consumo de água no dia a dia é fundamental. Tomar banhos mais curtos, consertar vazamentos e reutilizar a água sempre que possível, podem fazer uma grande diferença a longo prazo.
Investimento em Tecnologias Sustentáveis: A adoção de tecnologias mais eficientes para o tratamento, reuso e redução de perdas que ocorrem durante a distribuição é um dos pilares essenciais para enfrentar a escassez.. com elas deixa-se de coletar águas dos mananciais.
Gestão Integrada dos Recursos Hídricos: Desenvolver políticas e práticas de gestão integrada dos recursos hídricos, que levem em consideração as necessidades das comunidades locais e a proteção dos ecossistemas