11 de julho de 2023

Redução de 45% de vazamento com Sistema Ada

Um dos maiores problemas da gestão de perdas de água é mapear adequadamente a distribuição, considerando todas as variáveis do campo, como a pressão instável. Esta era a dor apresentada por uma concessionária de água, localizada na região sudeste do Brasil. 

Com uma visão voltada para a responsabilidade socioambiental e excelência na prestação de serviços de saneamento básico, a concessionária está constantemente em busca de soluções inovadoras que otimizem a gestão, implementando o teste do Sistema Ada para 2 setores da região.

Quais são as variáveis do campo monitorado pelo Sistema Ada?

Cada setor tem cerca de 12 Km de rede e 1.200 domicílios atendidos. Trata-se de uma operação complexa, pois há intermitência no fornecimento d’água de algumas horas a até vários dias e o setor conta com 4 boosters (bombas de pressão ao longo da rede). Naturalmente esta operação necessita de diversas manobras diárias das válvulas e bombas, bem acima da média.

E como foi o teste com o Sistema Ada?

Entretanto, todos estes fatores não impediram que o Sistema Ada mapeasse adequadamente a distribuição, entregando bons resultados na localização de vazamentos e a melhoria no índice de perdas de 382 Litros/ligação/dia para 211 Litros/ligação/dia.

Ficamos satisfeitos com os algoritmos da Inteligência Artificial que mostraram-se robustos para atender às diferentes operações de cada Distribuidora.

pt_BR

Bem-vindo!

você já é cliente da Stattus4? Selecione um dos nossos sistemas.

Ainda não tem acesso? Fale com especialistas