18 de ago. de 2023

Como  os dispositivos instalados no campo enviam os dados lidos?

No cenário em constante evolução da tecnologia, a conectividade se tornou essencial entre as soluções, com destaque especial para a Internet of Things (IoT). Nesse contexto, duas tecnologias têm se destacado: LoRa (Long Range) e NB-IoT (Narrowband). Ambas oferecem maneiras eficientes de conectar dispositivos à rede. 

Conectividade: LoRa e NB-IoT

Os dispositivos podem ser comparados a “mini-celulares”: eles trocam informações com antenas próximas, e abrem um canal de comunicação para enviar os dados.

Através da modulação de espectro espalhado, o sinal LoRa pode percorrer distâncias significativas, superando obstáculos e penetrando em áreas urbanas densas. Por isso, o padrão LoRa é muito utilizado e precisa de antenas próprias. 

Se em uma cidade não há antenas, é feita uma consulta à empresa de conectividade para verificar o interesse em instalá-las. O tempo de envio dos dados é bem curto; é uma forma de economizar a bateria do dispositivo, que deve funcionar por 10 anos sem trocar a bateria.

Já o padrão NB-IoT, mais recente, utiliza as antenas comuns de celular no padrão 5G. Assim já conta com muitas antenas já instaladas e com cobertura praticamente em todo o país. Com esta tecnologia é possível fazer uma atualização do programa de controle do dispositivo remotamente. Da mesma forma que o Lora, faz comunicações curtas e funciona por 10 anos sem trocar a bateria. 

A Stattus4 já trabalha com os dois padrões, atualmente com NB-IoT para dispositivos de pressão e LoRa para os demais.

Essas tecnologias permitem que os sensores instalados em toda a rede de distribuição comuniquem dados precisos em tempo real, fornecendo insights valiosos para a equipe de gestão de perdas.

Nossa tecnologia se adapta às diferentes necessidades das empresas distribuidoras de água. Converse com a gente e saiba mais sobre as soluções Stattus4!

Contato

Rua Eliamara de Oliveira, 72 - Jardim do Paço, Sorocaba - SP, 18087-086

Telefone: (15) 3358-2530

contato@stattus4.com

Stattus 4 © 2023. Todos Direitos Reservados.