Um de nossos clientes, situado na região metropolitana de Bauru, relata como o 4Fluid Móvel ajudou na mudança do modelo da gestão de perdas: substituiu as ações corretivas por ações preventivas.
Operando em uma extensão de rede de água com 881 km e 52.879 ligações ativas de água (SNIS 2018), a equipe possui um geofonista para realizar a pesquisa de vazamentos e sem a tecnologia do Sistema 4Fluid a distribuidora não conseguia realizar a varredura na cidade toda. A pesquisa era realizada com a mão de obra especializada conforme a identificação de problemas, como pressão irregular, e análise da mínima noturna com divergência em determinada região.
Com a tecnologia 4Fluid Móvel, o geofonista consegue focar nos pontos suspeitos de vazamentos que foram identificados pela Inteligência Artificial e realizar as outras demandas de trabalho dentro da operação. Dentro da realidade e estratégias da distribuidora, quem passou a realizar as coletas de amostras com o coletor de dados do 4Fluid Móvel foi o leiturista de água – otimizando o tempo da pesquisa de vazamentos e sendo possível fazer a varredura na cidade inteira.
O 4Fluid conseguiu identificar 19 vazamentos em ramais durante o período mencionado, o que representa cerca de 6 milhões de litros de água!
Além disso, o 4Fluid Móvel também auxiliou na identificação de 2 fraudes e 1 registro danificado
Vale lembrar que as fraudes causam prejuízos não só para a concessionária, mas para toda a população. Elas podem, por exemplo, ocasionar contaminação na rede pública de água e comprometer o abastecimento da região.