Como otimizar a manutenção preventiva usando o 4Fluid

A Stattus4 está presente na região metropolitana do Rio desde Março de 2019, atendendo uma população de aproximadamente 510 mil habitantes. Antes da chegada do 4Fluid, obter resultados mais positivos em relação ao campo e conseguir visualizar sistematicamente o trabalho da equipe era um dos desafios que a distribuidora de água encontrava.

Operando em uma extensão de rede de água com 1.312 km (Dados SNIS 2018), ao longo dos 1 ano e 5 meses de trabalho a concessionária visitou, em média, 2.470 ligações de água por mês, em busca de pontos suspeitos de vazamentos. Com a utilização do 4Fluid a empresa mudou o comportamento de pesquisa de vazamento: a varredura fez com que a equipe estivesse no campo diariamente. Resultado? A distribuidora passou a ter uma visualização sistêmica do campo e a investir mais em ações preventivas ao invés de corretivas.

Dentre as manutenções preventivas executadas pela concessionária, foram feitas, por exemplo, trocas de registros que estavam dando passagem de água. Com isso, a ocorrência de hidrômetros com submedição é minimizada e consequentemente o índice de perdas de faturamento da distribuidora é reduzido.

Com a equipe engajada em otimizar a gestão de perdas e utilizando a solução 4Fluid Móvel, foi possível identificar 303 pontos suspeitos de vazamento no 2° quadrimestre de 2020. A acurácia média durante o período foi de 77,5%, ou seja, das amostras apontadas como pontos suspeitos, 232 foram confirmadas como vazamentos, como mostra o gráfico abaixo.

Mensurar qual o volume de água economizado com a identificação dos pontos suspeitos requer a precisão de dados como pressão, local do vazamento e outros fatores do campo – muitas vezes incertos. Entretanto, é possível realizar uma estimativa considerando um vazamento de ramal com pressão de 15 m.c.a. Se o vazamento com essas características não fosse reparado e perdurasse durante 31 dias, o volume perdido seria de 335 mil litros de água. Água suficiente para abastecer uma família de 4 pessoas durante 2 anos.