Tempo da pesquisa de vazamentos: veja como 4Fluid ajuda a reduzir

A Stattus4 executou um projeto com o 4Fluid em uma cidade com aproximadamente 30 mil habitantes na região metropolitana de Sorocaba, em março de 2019.

A área de operação conta com cerca de 600 ligações de redes e ramais de distribuição de água e cerca de 50% delas estão localizadas em ruas não asfaltadas.

Devido estes desafios, a principal dificuldade enfrentada pelo gestor da distribuidora era a demora na detecção dos vazamentos. Este problema ainda era agravado pela distância entre os hidrômetros e pela necessidade de se fechar todos os registros de todas as ligações para identificar o vazamento.

Com a periodicidade da operação ocorrendo em dias alternados, os resultados da implementação do 4Fluid foram logo percebidos, principalmente na localização de vazamentos. Tradicionalmente, a coleta completa da área demorava cerca de 10 dias. Com o 4Fluid, esse tempo foi reduzido em 20 vezes chegando a meio período do dia.

Além desta melhora expressiva, o 4Fluid também possibilitou a identificação dos problemas dos times de campo. Com dados mais precisos, o direcionamento dos geofonistas foi melhorado, o que resultou em um melhor engajamento operacional.

Durante os 7 meses de operação apurados, a distribuidora coletou mais de 12 mil amostras e durante este período, a média de acurácia do 4Fluid chegou a 82%.